5 Novos Animes da MF Bunko J – Comentários

mfbunkojjAproveitando que a MF Bunko J anunciou 5 novos animes de light novels, acho que vale a pena comentar brevemente sobre o pouco que sei sobre cada uma delas e quais são as MINHAS expectativas. Além disso, vi um resumo bem simples, mas perfeito para a reação da galera do 2chan nos respectivos tópicos dessas LNs. Os cinco títulos anunciados foram: Seikoku no Ryuukishi, Seirei Tsukai no Blade Dance, Madan no Ou to Vanadis, Mahou Sensou e No Game No Life. Não achei Mahou Sensou no LNDB, então o link vai direto para a página do primeiro volume no site da MF Bunko J. Vou comentar brevemente sobre cada uma delas a partir da série que possui mais volumes (Seikoku – 13) e terminando com a que tem menos volumes (NGNL – 4). Depois devo comentar sobre essa decisão como um todo. No final devo dar uma de fanboy e aproveitar essa situação para divulgar NGNL.

Seikoku no Ryuukishi (ou Seikoku no Dragner/Dragonar)EPSON scanner imageAutor: Mizuchi Shiki

Ilustração: Shimesaba Kohada

Volumes: 13~

Tradução da LN: Baka-Tsuki

Adaptação para mangá em inglês: Simple Scans
Bem, para falar a verdade sei bem pouco de Seikoku. Sei que tem um shota chamado Ash que entra no “Ansarivan Dragon Riding Academy” junto com um dragão, ou melhor, uma bishoujo chamada Eco… Que por sinal deve ser uma clássica tsundere. Bem, a partir disso eles devem passar por diferentes situações e o harém do Ash deve ir aumentando enquanto ele tenta se tornar um bom “Dragon Rider” e tenta descobrir porque a Eco é daquele jeito (forma humana)… Eu acho. Enfim, é o clássico da MF Bunko J. Premissa comum, harém, ação, fantasia.

Vídeo promocional do anúncio para anime:

Uma das poucas que sei é, de certa maneira, nada importante com a história. Ao acompanhar alguns blogs de LNs e ler alguns resumos de tópicos do 2chan de Seikoku descobri “ao acaso” que praticamente todo volume tem 触手, ou seja, aquela situação em que tentáculos aparecem e alegram vários fãs por causa do fanservice proporcionado. Tanto é que alguns até se referem a Seikoku como 触手 ao invés de 星刻 (Seikoku) por exemplo. Gosto desse tipo de brincadeira, mesmo que não seja um grande fã de 触手.

Seirei Tsukai no Blade Dance (ou Seirei Tsukai no Kenbu)EPSON scanner imageAutor: Shimizu Yuu

Ilustração: Sakura Hanpen

Volumes: 11~

Tradução da LN: Baka-Tsuki

Adaptação para mangá em inglês: Viscans

Novamente uma série de fantasia escolar onde o protagonista Kamito entra no “Areishia Spirit Academy” porque ele é o único homem a conseguir realizar contratos com espíritos. Lá ele acaba sendo “forçado” a enfrentar seu passado que é centrado no torneio Blade Dance. Li o primeiro volume e apesar da premissa ser comum, o Kamito mostrou ser um bom protagonista. Ele não é completamente overpower como o Kirito (SAO) ou o Tatsuya (Mahouka), embora já tenha sido alguém assim.

Vídeo promocional do anúncio para anime:

Tradução no BT está bem avançada (só não tem a do último volume que saiu) e a adaptação para mangá estava boa pelo que me lembre dos primeiros capítulos. Aqui não tenho muito mais a comentar, a não ser que apele para spoilers de futuros volumes e que a Est é kawaii.

Madan no Ou to Vanadis (ou Madan no Ou to Senki)MadanVol5Autor: Kawaguchi Tsukasa

Ilustração: Yoshi☆o

Volumes: 07~

Tradução da LN: Baka-Tsuki

Adaptação para mangá em inglês: Bento Scans

Mudando um pouco do usual aqui temos o protagonista Tigre que é um Earl e ao participar da guerra acaba sendo capturado pela Elleonora, uma das sete Vanadis de Zhcted. O foco aqui é inicialmente essa guerra entre Briune e Zhcted com um bom tom de guerra medieval, táticas, política somado a algumas armas com habilidades especiais como a das Vanadis, o arco do Tigre, entre outros. Ao contrário de Seikoku e Blade Dance, temos nada de “colégio” envolvido na série.

Vídeo promocional do anúncio para anime:

Uma das séries mais famosas da MF Bunko J atualmente, tanto é que já foi palco de uma polêmica envolvendo as ilustrações da LN. Minha surpresa no vídeo acima foi ver as 7 Vanadis logo de cara, afinal a última só aparece no sexto volume. Tomara que isso seja um bom sinal para a adaptação e não algo só para chamar a atenção (mais próvavel).

Mahou Sensouturugi8_kutie_p4_5Autor: Suzuki Hisashi

Ilustração: Lunaria

Volumes : 05~

Adaptação para mangá: MangaIchi Scans

Vídeo promocional do anúncio para anime:

A premissa básica é de um mundo dividido entre as pessoas que conseguem usar magia e as que não conseguem. O protagonista Nanase Takeshi salva a Aiba Mui e acaba se tornando um “Mago”. Bem, ao contrário das outras a série parece se passar em um mundo mais próximo com o nosso, com a diferença da existência de magia. Gosto das ilustrações e do fato de haver outro personagem masculino no grupo principal, mas fora isso não sei muito o que comentar.

No Game No LifeNGNL_animeAutor: Kamiya Yuu

Ilustração: Kamiya Yuu

Volumes: 04~

Tradução da LN: Baka-Tsuki

Adaptação para mangá em inglês: Renzokusei Scans

Bem, a premissa de NGNL se resume em um par de irmãos que são chamados por um “deus” para um mundo onde tudo é resolvido por jogos. O objetivo final desses irmãos (Sora e Shiro) que praticamente eram considerados como “gamers lendários” no mundo real é praticamente derrotar o “Deus” desse novo mundo.

Vídeo promocional do anúncio para anime:

Não posso negar que estou com um hype desgraçado para essa adaptação. Vale também lembrar que o autor dessa LN é um brasileiro que até estava em São Paulo alguns dias atrás. Acho muito bom ver um anime de uma obra criada por um brasileiro. Fora que ele também faz as ilustrações da sua própria LN e de outras como ItsuTen.

Adaptação LN>Anime

Bem, essa leva da MF Bunko J me surpreendeu um pouco, afinal não esperava ver 5 anúncios ao mesmo tempo. Só que é interessante notar como só tivemos 2 animes novos e uma continuação da MF Bunko J esse ano (Henneko, Machine Doll e Haganai S2) de um total de quase 30. Era até meio esperado que uma hora ou outra algo do gênero poderia acontecer. Seikoku já veio meio tarde, Blade Dance veio no limite, Madan foi como esperado, NGNL veio um pouco cedo e Mahou foi uma surpresa. Não sei quanto as vendas, mas não parece ter uma fama muito positiva. Absolute Duo e Asterisk me parecem títulos com maior chance de sair algo positivo apesar de terem somente 3 volumes lançados.

Quanto ao número de cours até dá para tentar fazer alguma previsão. O normal com certeza é 1 cour para cada uma, mas há a possibilidade de Seikoku ou Blade Dance terem 2 cours por causa da quantidade de material que possuem. Ainda assim, acredito que Madan seria a melhor opção se fosse para só uma dessas adaptações ter 2 cours. Pensando um pouco na questão de marketing e em atrair novos fãs ter menos de 10 volumes é um fator positivo, fora que o volume 5 é um bom ponto de parada (ok, ainda não li até lá, mas o vol3 com certeza não é o ideal em como terminar um anime). Seikoku já “passou da hora” e Blade Dance está indo para seu final (?), então ter mais de um cour chega a ser bem arriscado financeiramente (acredito eu). NGNL ainda está no “começo” e não é uma série com um ritmo de lançamento tão constante assim. Mahou é como eu disse antes, foi uma escolha inesperada. Essas duas com certeza vão ter só 1 cour. Porém, é bem claro que adaptações de LN com mais 1 cour está se tornando algo cada vez mais raro, então é melhor pensar que todas vão ser assim.

Ao mesmo tempo esse anúncio fez dois posts bons surgirem: 5 Light Novels Adaptations Announced in one day – Further Analysis |Ani-Column: Attack of the LN Industry. O primeiro desses posts é com certeza bem irônico. Não posso dizer que fico feliz lendo algo assim, mas é bem justo ver gente pensando dessa maneira. A MF Bunko J em especial segue a clássica fórmula de um protagonista com harém seja em qual premissa for. Fora que fanservice é praticamente garantido. A Dengeki Bunko tem muitos títulos então acaba fugindo um pouco disso em alguns casos. A Gagaga Bunko é uma que gosto exatamente por ter títulos diferentes, embora quase poucas fujam desse aspecto delas serem algo batido. Nesse caso então Seikoku e Blade Dance são exemplos perfeitos. Mahou com certeza não é muito diferente. Madan e NGNL ainda disfarçam, mas Madan com certeza é um harém e pouco a pouco o Sora vai criando seu harém em NGNL.

O segundo post aborda como as LNs costumam desperdiçar boas premissas. Um dos exemplos usados foi IS. EU COM CERTEZA TENHO A MESMA OPINIÃO. Aquilo me decepcionou muito. Demais. Não tem como negar que em muitos casos isso acontece. LNs que acabam sabendo aproveitar seu potencial sem apelar para fanservice e harém são praticamente a exceção. Uma das poucas que posso citar é HakoMari. Só que ela não é nem um tremendo sucesso no Japão, nem é tão conhecida aqui no Ocidente mesmo tendo uma tradução que estava em dia desde os seus primeiros volumes. Se você for ver até aqui as séries com a maior quantidade de fãs são as típicas LNs que muitos odeiam.

Apesar disso, é fato de que as LNs estão sendo cada vez mais usadas como base para novos animes nos últimos anos com comentei nesse post (já tenho material para um segundo post, mas a pregui-). Além disso, uma das razões para LNs serem cada vez mais usadas é a grande quantidade de material que sai em pouco tempo. Dois volumes de LNs que saem em 6 meses já são mais do que o suficiente para um cour. Para isso acontecer com mangás demora muito mais. A questão com animes originais já é outra completamente diferente. Animes vindas de LNs estão fazendo sucesso. Enfim, essa tendência ainda vai se manter firme e forte por mais alguns anos.

Voltando ao assunto dessas 5 adaptações. Pessoalmente sou um grande fã de NGNL, embora Madan seja a com maior potencial. Mahou é…… Sei lá, um tiro no pé. R-15 falhou bonito. Yuushibu também deve falhar bonito. Mahou aposto que vai falhar bonito também. Com relação a Blade Dance e Seikoku estou meio neutro. Ainda assim de todas essas Madan é a que mais preocupa os fãs. Como prova disso é só ver a reação dos fãs nos respectivos tópicos no 2chan (esse resumo me fez rir demais):

星刻スレ→作者への祝福  = Tópico de Seikoku->Homenagem ao autor;
剣舞、ノゲノラスレ→どうなるかなという静かな反応  = Tópicos de Blade Dance, NGNL->Reação calma do pessoal, enquanto já pensam em como vai ficar;
魔法戦争スレ→話題になってない = Tópico de Mahou Sensou->Ainda não virou assunto;
魔弾スレ→絶望 = Tópico de Madan->ZETSUBOU. Desespero.

Haha, afinal de contas Madan é uma que preciso de cuidado especial do staff do anime para dar certo. O fato de focar em guerras e não batalhas individuais como os outros é um ponto “negativo” nesse sentido. Pra ser sincero NGNL é outra dúvida, já que como LN funciona muito bem, mas animado pode perder a graça. Querendo ou não NGNL é muito (itai) chuunibyou.

Para fechar esse post só queria dizer que essa tática foi no mínimo interessante. Quero muito ver quando esses animes vão passar, quais vão ser os estúdios usados até para descobrir se houve algum patrocínio em comum para essas adaptações. E bem, até estou pensando em criar um post com algumas apostas minhas para os próximos meses sobre quais LNs devem virar anime.

Ah sim, minha reação ao ver que NGNL teria anime:

キタ━━━━━━(゚∀゚)━━━━━━ !!!!!

FUCK YEEEEEEEEEAAAAAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHHHHH!

Bem, para quem tem interesse aconselho a darem uma olhada no mangá que possui 4 capítulos até agora. A LN também começou a ser traduzida para valer faz pouco tempo, então também aconselho.

Anúncios

12 Comentários

Arquivado em Anime, Light Novels

12 Respostas para “5 Novos Animes da MF Bunko J – Comentários

  1. Thanos

    Acho que com o tempo a febre de adaptações de LNs vai abaixar. Não tem muito tempo que teve uma onda de adaptações de VNs, mas foi diminuindo. Com LNs acho que vai demorar mais um pouco, mas vai acontecer a mesma coisa. É algo básico do mercado, quando ficar saturado demais, ou os produtores voltam para os mangás ou fazem animes originais, o que tiver mais chance de dar lucro no momento.

    Por mim isso acabaria mais cedo, pois quase não vejo animes de temporadas mais pelas adaptações excessivas de LNs. Não sei se por que pegam as piores para adaptarem (e sei que tem outras muito melhores), ou por que tem o problema dos mangás de se estenderem e não conseguirem manter o nível, só que de maneira mais problemática.

    Das citadas no texto verei a adaptação da LN do brasileiro, por questões de curiosidade, apesar de não botar muita fé.

    • Também acho isso. Talvez o pico desse “boom” seja esse ano ou ano que vem, já que tem praticamente o dobro de animes de LNs quando comparado a 3 anos atrás. E senão me engano o número de animes originais têm aumentando nessas últimas temporadas meio como uma “oposição” a isso.

      Boa parte das LNs adaptadas são as que mais vendem, então no quesito qualidade não tem muito o que fazer (não que meu gosto seja muito diferente disso lol). LNs completas não são escolhidas simplesmente por não ter como fazer marketing. Outras com potencial tem problemas porque os autores que não lançam mais nada. Sei lá, no fim o aspecto $ sempre fala mais alto…

  2. Marco

    To igual os japas com “Madan no Ou”, “Desespero”. Se não colocarem uma staff boa e investirem uma grana pelo menos razoável, vai ficar horrível. Duvido que esse anime possa ficar mediano, ele só tem 2 opções, ou vai ser foda ou vai ser um lixo. Outra opção ainda pior é pegar um daqueles diretores malucos que gostam de mudar a historia toda do original -.- .

    Não ligo muito pro resto. Blade Dance é fácil de adaptar, as lutas são 1×1 na maiorias da vezes e nem tem tantas assim.

    Agora é ficar na angustia até anunciarem a staff e estúdio (será que demora? se for pra janeiro acho que devem anunciar nos próximos 2 meses). Fiquei na duvida se esses animes vão sair tudo ao mesmo tempo ou vão ser distribuídos ao longo de 2013.

    • Realmente Madan é algo 0 ou 1. E duvido muito que os 5 passem na mesma temporada. É até possível que algum deles passe em 2015 e não em 2014. Com relação ao staff não faço ideia de quando possa sair. Talvez com algum novo volume ou em algum outro evento. Se for pra passar em janeiro, no máximo em outubro já devem ter mostrado todas as informações. Ainda assim, acho que deve ficar no mínimo para abril. Anúncios em cima da hora não costumam dar em animes muito bons…

    • raffaelmatos

      STnBD apesar de ter lutas fáceis de serem bem adaptadas tem o problema de não ter um “bom ponto de parada”. Os volumes 3 ou 4 seriam o ideal pra uma boa adaptação, mas o 3 não é realmente importante e o foco dele é numa das heroínas menos desenvolvidas da LN, enquanto que 4 é um volume que termina num belo de um cliffhanger .

      Madan se tiver apenas 1 cour eu acho que o ideal seria adaptarem até o volume 3 por ser um volume que além de ter batalhas épicas, tem um bom desenvolvimento no relacionamento da Ellen e do Tigre e um final que serve como um gancho para uma possível 2ª temporada.

      • Eita, Blade Dance é outra sem esse “bom ponto de parada”… No fim, as duas opções são: adaptarem uns 5 volumes (fail) ou só 2 volumes como foi Maou-sama e vai ser Machine Doll temporada que vem.

        Até gosto dessa tendência de adaptar pouco em 1 cour porque dá para ter uma adaptação com um bom ritmo, embora nem sempre isso seja o melhor no quesito sucesso (anime de Kaminomi que o diga).

  3. raffaelmatos

    Pior que a possibilidade de adaptarem até o volume 5 também não pode ser negada, afinal é um volume focado na Est que é a heroína mais popular da LN… (Se isso vier a acontecer tem altas chances de acabar sendo um novo Campione.)

    • Marco

      O melhor ponto de parada bom é o vol 10, mas não da pra chegar lá nem com 2 cour. Acho que deve rolar um final original, tipo o que fizeram com Chrono Shelled Regios.

      • Se for um cour isso não deve acontecer. Com dois talvez isso seja possível, mas seria meio trágico ver algo assim acontecer DE NOVO…

      • raffaelmatos

        Final original = Cagar na LN
        Bom, tudo o que resta a fazer é esperar e ver no que vai dar esse anime de STnBD e MnOtV.

  4. Pedro

    muito legal ter tantas adaptaçoes em tao pouco tempo, mas fico pensando, eles continuam lançando mais e mais adaptaçoes de LNs novas, mas tem algumas que nao tiveram um bom final e ainda nao tiveram uma 2 temporada. isso é meio chato, o fato de que eles so fazem uma temporada pra poder chamar a atençao para a LN e depois simplismente esquecem de dar um final para o anime…
    tenho grandes expectativas em mahou sensou, eu li o primeiro capitulo do manga e achei bem legal, tambem tem no game no life que me parece muito interessante pelo o que voce diz em seus topicos imouto, mas acho que o NGNL vai ficar meio estranho em anime, como as adaptaçoes tendem a cortar as conversas talvez a produtora possa acabar falhando nisso ja que ele é uma LN com foco nas batalhas “inteligentes”, sem todo aquilo de sair destruindo montanhas e cidades.
    aguardo ansiosamente por seus lançamentos
    (sofrendo nessa temporada de animes que nao tem nada muito legal)

    • Muito provavelmente é por causa de questão financeira mesmo. Fazer uma segunda temporada deve requerer um custo igual ou maior que a primeira temporada (em questão de qualidade, mais seiyuus?) além de que o retorno muito provavelmente pode ser pior (segunda temporada costuma vender menos que a primeira = não é regra) e o aumento de venda das novels não vai ser tão grande assim (objetivo principal). Até por isso que eles demoram para anunciar novas temporadas porque o risco é consideravelmente alto.

      NGNL pode ficar meio ruim mesmo, mas dessa vez eu estou feliz só de ter um anime mesmo. É bom ver o trabalho de um brasileiro sendo reconhecido dessa maneira 😀

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s