Light Novels – Julho 2013

Mês que deu para ler bastante coisa. Terminei Hantsuki, alcancei Risuka, li bastante coisa de Kaminai por causa da influência do anime e comecei Kino no Tabi (quinto capítulo do primeiro volume foi lindo demais). Para a minha surpresa eu simplesmente parei de ler séries que acompanhava antigamente ou que eu pretendia estar em dia. Dá para citar Horizon mesmo, mas nem Kyuuseishu ou Leviathan ou Saenai eu estou em dia. Com certeza está valendo muito a pena ler séries mais antigas, embora não seja o ideal ficar muito atrasado com outras séries. A princípio planejo ler até o volume 8 de Kino no Tabi, depois ler Madan no Ou até o volume 5 e daí continuar lendo outras LNs traduzidas para o inglês (Sayonara Piano Sonata, Index NT?). Também planejo ler Oni e Koi assim como um ou dois volumes de Owari no Chronicle durante o mês, mas vamos ver no que vai dar. Logo mais deve começar uma bela correria irl…

Hantsuki6Hanbun no Tsuki ga Noboru Sora 6

Autor: Hashimoto Tsugumu

Ilustração: Yamamoto Keiji

Páginas: 280

Capa: Rika

Volumes: 08

Abreviação: HanTsuki

Para ler: B-T

Nota: 5.0/5.0

Último volume da história propriamente dita. Apesar disso não teve um impacto tão forte quanto o anterior que realmente parecia um final real. O próprio autor mencionou que planejava ter acabado no quinto volume, mas decidiu descrever um pouco mais o que acontecia depois com o casal Yuiichi/Rika. Fora que teve um bom desenvolvimento com personagens secundários como o casal Tsukasa/Miyuki e com o Natsume. A cena em que o Natsume se despediu foi realmente típica dele. Ele e o Yuiichi são realmente parecidos demais, mas ao mesmo tempo diferentes demais. Adoro essa “comparação” entre um personagem experiente e um personagem jovem. IriSora teve isso e foi demais. HanTsuki teve isso e foi demais. Realmente foi uma bela e longa jornada.

Hantsuki7Hanbun no Tsuki ga Noboru Sora 7

Autor: Hashimoto Tsugumu

Ilustração: Yamamoto Keiji

Páginas: 248

Capa: Rika

Volumes: 08

Abreviação: HanTsuki

Para ler: B-T

Nota: 4.0/5.0

Esse e o volume seguinte contêm short stories que passam antes ou depois do final ocorrido no sexto volume. Também tem algum foco em personagens secundários e não é ruim ver eles se divertindo sem nenhuma preocupação maior como na série principal. O caso final desse volume do Yuiichi relembrando um “incidente” com seu pai foi 10/10. Incrível como eu gosto dessas recordações. Talvez um pouco de inveja, talvez um pouco de nostalgia, não sei. Mas o tema família continua ser algo que me emociona demais…

Hantsuki8Hanbun no Tsuki ga Noboru Sora 8

Autor: Hashimoto Tsugumu

Ilustração: Yamamoto Keiji

Páginas: 332

Capa: Rika

Volumes: 08

Abreviação: HanTsuki

Para ler: B-T

Nota: 4.5/5.0

Último volume. Ver a Rika na peça de teatro foi divertido, ver o Yuiichi tentandou roubar a cena foi hilário e aquele final foi clichê, mas nada mais apropriado do que algo assim para fechar o último capítulo envolvendo esse casal. Em compensação foi interessante ver a Rika no passado e… Ver o Natsume junto com a Sayoko foi… Bom. Caramba, como me comovo fácil e como a Sayoko é uma das melhores personagens da série. Sentirei muitas saudades dessa série e por hora posso dizer que é a melhor comédia romântica que li até agora em LNs. Recomendo.

Kirika3Seitokai Tantei Kirika 3

Autor: Sugii Hikaru

Ilustração: Ponkan⑧

Páginas: 264

Capa: Kirika e Hikagex2

Volumes: 04~

Abreviação: Kirika

Nota: 4.5/5.0

No geral esse volume foi meio “fraco”. Apesar de que o caso em que uma garota “colava errado” ter sido bem interessante. Só que o final levou tudo. Com a introdução do último membro do Conselho Estudantil antigo tivemos a bomba de que o Hikage na verdade quer superar a Kotetsu. E bem, essa declaração de guerra veio mais cedo do que ele imaginava, mas eu como leitor fiquei bem mais interessado em Kirika do que antes. Agora sim dá para imaginar futuros confrontos divertidos e as possibilidades só aumentam. Sugii é mesmo um autor que satisfaz muito meu gosto.

Kaminai1Kamisama no Inai Nichiyoubi

Autor: Irie Kimihito

Ilustração: Shino

Páginas: 253

Capa: Ai-chan

Volumes: 08~

Abreviação: Kaminai

Nota: 5.0/5.0

Review.

kaminai2Kamisama no Inai Nichiyoubi 2

Autor: Irie Kimihito

Ilustração: Shino

Páginas: 317

Capa: Ai-chan

Volumes: 08~

Abreviação: Kaminai

Nota: 4.0/5.0

Review.

kaminai3Kamisama no Inai Nichiyoubi 3

Autor: Irie Kimihito

Ilustração: Shino

Páginas: 331

Capa: Ai-chan e Alis

Volumes: 08~

Abreviação: Kaminai

Nota: 5.0/5.0

Tinha lido em alguns lugares que Kaminai começava de vez nesse terceiro volume e de certa maneira dá para entender porque. Com a introdução de diversos personagens diferentes e principalmente da dupla Alis/Dee esse terceiro volume começa a moldar a Ai-chan de modo que ela finalmente possa realizar seu sonho de “salvar o mundo”. Obviamente o primeiro passo é definir o que é esse “mundo” para a Ai. As conversas que ela teve com o Alis foram bem interessantes, a Sophia foi kawaii demais e nada como um final mais “alegre” de vez em quando.

kaminai4Kamisama no Inai Nichiyoubi 4

Autor: Irie Kimihito

Ilustração: Shino

Páginas: 300

Capa: Ai-chan

Volumes: 07~

Abreviação: Kaminai

Nota: 5.0+/5.0

Torço muito para que o anime termine com esse volume. Muito desenvolvimento e muitas coisas loucas também. Bem confuso e acredito que possa ser ainda mais “divertido” visualmente. Pouco a pouco informações sobre os hakamoris vão sendo dadas (mostra como alguns surgem) e o fator “Milagre” começa a ganhar proporções cada vez maiores. Destaque do volume foi a cena da Ai com aqueles dois e o Yulie finalmente sendo sincero consigo mesmo. Pena que acaba com outro cliffhanger de maneira que o foco no Alis/Dee fica para o próximo volume. Bem por isso tenho medo de que o anime fique corrido nos últimos episódios (2/vol4 e 2/vol5)…

Risuka1Shin Honkaku Mahou Shoujo Risuka

Autor: Nisio Isin

Ilustração: Nishimura Kinu

Páginas: 256

Capa: Risuka e Kizutaka

Volumes: 03~

Abreviação: Risuka

Nota: 4.5/5.0

Apesar do nome Mahou Shoujo no título não temos transformações típicas ou algo como o “monstro da semana”. A única coisa em comum é tema magia mesmo. Novamente o Nisio introduz algo diferente no Japão comum (como em Densetsu Series) e com bastante sangue, mortes, sangue, protagonista gênio de 10 anos, sangue, heroína kawaii de 10 anos, sangue, mortes e mais sangue. Falar de Risuka sem sangue é como falar de Zaregoto sem os “zaregotos” do Ii-chan. Nesse primeiro volume dá para resumir como: Introdução básica ao mundo – Primeiro inimigo decente (?) – Desencontro e Reencontro.

Risuka2Shin Honkaku Mahou Shoujo Risuka 2

Autor: Nisio Isin

Ilustração: Nishimura Kinu

Páginas: 256

Capa: Risuka e Kizutaka

Volumes: 03~

Abreviação: Risuka

Nota: 5.0/5.0

Introdução da Tsunagi que é outra personagem bizarra e como sempre temos sangue, muito sangue e planos geniais (divertidos para mim) do Kizutaka. É divertido ver como ele está tentando mudar um pouco deixando de ser tão frio quanto no primeiro volume. De certa maneira é uma evolução que não deu para ver de maneira clara em um personagem como o Ii-chan por exemplo. Progresso decente no “plot” e o último capítulo mostrando a “mãe” que moldou o Kizutaka como ele é agora foi… DEMAIS. Vivo falando ultimamente, mas se colocar alguma mãe/pai com importância no desenvolvimento de personagens já faz a série se tornar especial para mim. E Risuka é mais uma delas.

Risuka3Shin Honkaku Mahou Shoujo Risuka 3

Autor: Nisio Isin

Ilustração: Nishimura Kinu

Páginas: 192

Capa: Risuka, Kizutaka e Tsunagi

Volumes: 03~

Abreviação: Risuka

Nota: 5.0+/5.0

Dá para dizer que foi clímax do começo ao fim. Desde o Kizutaka “perdendo” pela primeira vez, até a declaração entre ele e a Risuka e o sonho dele onde sua mãe e seu pai foram super badass. Simplesmente demais. E para fechar terminou com um cliffhanger desesperador. E o Nisio disse que o próximo volume é o último… Em 2007. Haha, agora já estou mais calmo, mas na hora fiquei bem desesperado por uma continuação porque Risuka foi muito divertido de se ler. Ver o Nisio escrevendo uma série mais curta e linear é diferente e eu simplesmente amo a relação Kizutaka/Risuka. Assim como é genial ver como o Kizutaka tem objetivos, ambições e princípios muito além de um garoto de 10 anos, mas ao mesmo tempo por ele ser uma criança, ele acaba vendo seu pai como sendo a pessoa “mais perfeita” do mundo. Realmente todo filho cresce vendo as costas do pai como algo a ser superado. Torcendo muito por alguma notícia do último volume ano que vem.

Kino1Kino no Tabi-the Beautiful World-

Autor: Shigusawa Keiichi

Ilustração: Kuroboshi Kuhaku

Páginas: 238

Capa: Kino

Volumes: 16~

Abreviação: Kino

Para ler: B-T

Nota: 3.5/5.0

-I see you- (Episódio 1 do anime)

Primeiro capítulo que foi meio estranho. Realmente serviu somente para introduzir a Kino e o Hermes em um país em que ninguém interage com os outros porque todos conseguem saber os pensamentos dos outros.

-Ourselfish-

Bem, mais interessante que o anterior. Um país onde só existe uma pessoa viva e onde vale a “lei da maioria”, isto é, para praticamente TODA decisão importante os votos da “maioria” seriam a “lei” a ser aplicada. De certa maneira foi pior que uma ditadura, afinal a consequência final foi a pior possível…

-On the Rails- (Episódio 5 do anime)

Bizarro. Estranho. Sinceramente não sei dizer se entendi direito esse capítulo.

-Avengers- (Episódios 6-7 do anime)

Primeira vez que deu para ver um caso onde a Kino lutava a sério. Incrível como uma série que até aqui tinha sido bem tranquila de repente mostrou um lado mais cruel e violento. A partir daqui já deu para entender melhor como é a relação Kino/Hermes.

-Natural Rights- (Episódio 4 do anime)

Esse capítulo me convenceu a ler tudo que for possível da série. Explicou de onde a Kino surgiu, o porquê dela ficar somente por 3 dias em cada país, assim como ela encontrou o Hermes.

-Mother’s Love-

Difícil dizer que a “guerra” entre esses países era algo justo ou não. A única lição que dá para tirar é que no fim a guerra sempre acaba com um lado sendo muito prejudicado.

Mondaiji8Mondaiji-tachi ga Isekai Kara Kurusou Desuyo? 8

Autor: Tatsuno Kotarou

Ilustração: Amano Yuu

Páginas: 254

Capa: Lily

Volumes: 08~

Abreviação: Mondaiji

Para ler: B-T

Nota: 4.0/5.0

-VÁRIOS SPOILERS A SEGUIR-

A primeira metade do volume foi boa demais com o avanço que teve da continuação do volume passado. A outra metade foi uma short story, então não dá para dizer muita coisa. Apesar disso foi ótimo ver o Izayoi sendo badass mesmo prestes a morrer e como o Azi é realmente um verdadeiro “Maou”. Algumas explicações foram dadas, embora o número de perguntas só tenha aumentado. E a situação só piora. A Asuka ganhou confiança, mas a You perdeu seus poderes e o Izayoi perdeu completamente em todos os sentidos possíveis. A única esperança se encontra no Jin e talvez com o Kouryuu, mas… Fora que ainda tem o Maxwell só fazendo com que o desespero aumente.

Por sinal, é interessante ver como o termo “Last Embryo” e sua relação com os “limites da humanidade” tem ligação com os “Candidatos da Origem” e o Izayoi (“Last Future of Embryo”). Sinceramente eu estou esperando um volume com um número grande de páginas para finalmente terminar esse arco porque apesar de estar sendo muito épico, também está ficando difícil aguentar essa sequência de cliffhangers ><

Anúncios

6 Comentários

Arquivado em Light Novels

6 Respostas para “Light Novels – Julho 2013

  1. Pedro

    yo,
    a pergunta que vou fazer nao fica so para as LNs desse topico mas para todas que voce conhece e ja leu.
    Dentre todas as Light Novels que voce ja leu, qual e a que possui a melhor arte? (de acordo com seu gosto)

    • Desculpa a demora pra responder. Eu não tenho um artista preferido, tanto é que gosto de vários deles, mas se for pra indicar alguns eu diria que o Satoyasu (Horizon), Kishida Mel (Kamisama no Memochou) e o Ruroo (Machine Doll ga Kizutsukanai) são meus favoritos no momento.

      A arte do Buriki é divina também, então acho que compensa deixar o nome dele citado =D

  2. Você sabe se o anime de de HanTsuki cobre toda a novel?

    • Cobre até o quarto volume. Pelo que vi do primeiro OVA parecia resumir bem o necessário de cada volume e apesar de não fechar com o quinto volume pode valer a pena dar uma conferida já que o quarto volume também é um bom ponto de parada.

  3. Thiago

    Você lê todas essas LNs em Japonês? Por aonde você lê elas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s