Kantai Collection (Kancolle)

37873013Decidi escrever esse post só por diversão mesmo até porque Kancolle pode se tornar algo bem famoso mais para frente. Até onde pode ir ainda é uma grande incógnita, mas ao ver esse “boom” atingindo autores de LNs, pessoas da indústria de anime/mangá/VNs em geral é de se esperar que isso dure por um bom tempo. Alguns até dizem que esse é o novo Touhou.

37851738Shimakaze

Acredito que muitos já tenham visto alguma imagem da personagem acima e talvez tenham se perguntado de onde ela veio, quem ela é, entre outras coisas. Acredito que esse post possa responder essas perguntas, dar algumas dicas se alguém tiver interessado em jogar e também para mostrar como estou cada vez mais afastado de animes/mangás por causa dele. Sim, já estava assistindo pouca coisa esse ano, mas por causa de Kancolle eu simplesmente parei de assistir animes faz algumas semanas. E bem, meu vício é tanto que não voltarei tão cedo mesmo que eu saiba que essa temporada esteja boa e que a temporada que vem tenha tudo para ser ainda melhor.

Por sinal acho que vale a pena destacar que vai haver uma colaboração com o anime de Arpeggio que vai passar temporada que vem. Faz todo o sentido e recomendo muito o mangá. Só fui acabar lendo por influência de Kancolle lol

Já aviso que esse post é looongo porque tem muitas imagens. Ainda assim não consegui comentar nem um terço do que queria. De qualquer maneira esse post fica como uma introdução básica e não tão em feita sobre Kancolle. E se alguém tiver interesse eu posso dar uma ajuda, embora dar uma olhada nos tópicos no 4chan ou em algum wiki (inglês) possa ajudar mais. Tem uma imagem abaixo retirada do 4chan com o básico pra começar, mas ainda assim é bom ter uma noção de japonês pra acompanhar as novidades.

EDIT: Wiki em inglês com tutoriais e afins para começar a jogar, fora informações importantes para o progresso do jogo.

O que é Kancolle?

Kantai Collection (艦隊コレクション), mais conhecido como Kancolle (艦これ), é um jogo online produzido pela Kadokawa e que se encontra no site da DMM. A princípio só japoneses poderiam jogar, mas com esquemas como VPN/proxy qualquer um pode se aventurar por lá. O problema agora é que a equipe de Kancolle está controlando o número de novos jogadores fazendo um sorteio de tempos em tempos afinal eles tiveram vários problemas com isso nesses últimos meses.

Para terem uma ideia, o objetivo inicial deles era de ter 20000 usuários e agora só de inscritos tem mais de 750000. Usuários que estão jogando mesmo são mais de 700000 e o número de usuários ativos diariamente (DAU) é mais de 250000 senão me falha a memória. Sucesso total. E então, o que seria esse jogo?

Kancolle é um jogo onde você age como o Almirante de uma frota e deve juntamente com a sua frota conquistar alguns territórios marítimos. A frota é composta por navios que são chamados de kanmusu (Kantai + Musume = Frota + Filha) que são, em outras palavras, navios como se fossem garotas 2D. E elas possuem uma grande variação dependendo de sua classe, como deve dar para perceber abaixo:

a42ca846Imagem brincando com as personagens, mas dá para ver como elas podem ser BEM diferentes

Enfim, um dos maiores charmes do jogo com certeza são elas. Para falar a verdade muita gente deve ter começado que nem eu por curiosidade dessas personagens e ao achar alguma (na verdade várias) que gostou não conseguiu mais sair. E não é exagero dizer que muita gente continua só por isso. Comentarei mais adiante como seria o gameplay, mas não é nada muito complexo apesar de existirem algumas discussões interessantes.

Outro fator importante é a fidelidade com a história real. As personalidades delas são baseadas por eventos reais desses navios e vale dizer que boa parte deles (delas?) afundou durante a segunda guerra mundial. Até por isso entra outro fator que chama muito a atenção que é o fato de que se uma personagem afunda (no caso perde todo seu HP), ela não volta mais. Claro, você pode conseguir ela de novo (ou ter uma reserva), mas todo o tempo gasto com ela é perdido. Nesse sentido cada almirante tenta ser o mais cuidadoso possível para evitar que isso aconteça como é meu caso (felizmente até agora não perdi nenhuma). Assim cada usuário acaba tendo uma afeição maior por certas personagens e bem, fica cada vez mais difícil de largar elas depois.

Personagens

Em um primeiro momento vale a pena mostrar uma imagem do 4chan que explica de maneira geral o que tem em Kancolle, como jogar e quais são as principais classes de navios presentes:

kancolle_engA partir daí vou comentar sobre cada classe sem detalhes técnicos focando só nas características das personagens mesmo e mostrando alguns exemplos.

Destroyer – Lolis. Parece que elas foram baseadas em garotas de até 15 anos, ou seja, lolis. Sabe, são lolis.

37799227“Protagonista”: Fubuki

Light Cruiser – Garotas de colegial? Bem, dá pra ver que elas aparentam ser mais velhas do que as destroyers.

38346769Ooi-chi e a Kitagami-sama =3

Heavy Cruiser – A partir daqui já são mulheres adultas mesmo?

37881947Atago: Panpakapan~

Seaplane Mothership – Só tem a Chitose e a Chiyoda (dupla Chitochiyo), então não tenho muito a comentar.

38424791Chito-Chiyo (ou Chiyo-Chito nesse caso)

Light Aircraft Carrier – Aqui tem bastante variação, embora já aparentem ser mais velhas que as Light Cruiser ao menos. Em compensação tem algumas pettankos no meio.

38160489Shouhou =3

Aircraft Carrier – Onee-sans com arco e flecha.

37916882Kaga-san cadê você no meu jogo?

Battleship – Nice body.

37870904Kongou deesu. Top 2 em questão de popularidade

Submarines (não está na lista acima, mas…) – MIZUGI!

38124873_p3I-168: IMUYAAAAAAAAAAAA(Ry

A princípio as “filhas” são baseadas somente em navios japoneses, mas há a previsão de que navios de outros países também entrem na lista. Em um primeiro momento tem uma lista de 150 navios no total em que vários ainda não forma revelados e muitos são remodelações desses navios. Alguns não mudam muito, mas outros tem mudanças consideráveis.

Gameplay

O gameplay é bem simples. Você pode ter até 4 frotas compostas por 6 navios. As frotas podem ser enviadas para missões com o intuito de você conseguir recursos como combustível e munição. Com esses mesmos recursos você pode construir novos navios e equipamentos e assim ir fortalecendo sua frota para conquistar os mapas. Bem, imagens devem explicar melhor algumas coisas:

StartGame Start~

01Shimakaze prpr

Bem, dá pra ver pela imagem acima como meu “quarto” está meio louco, mas é você que escolhe como deixá-lo. Além disso, sempre vai ter uma filha pra te receber e no meu caso é a Shimakaze (consegui ela ontem! YAHOOOO(ry). A partir daí você mudar sua frota, construir novas filhas, reparar as filhas, mudar de equipamento, reabastecer suas filhas ou enviar elas para alguma missão.

Frota2Frota que estou treinando no momento

FrotaFrota principal

Por enquanto level máximo que elas podem alcançar é 99, mas parece que esse limite pode mudar mais para frente. Também vale destacar que elas chegam a um certo nível elas podem ser remodeladas de modo a melhorar seus status de geral (e até de tipo em alguns casos). O kanji 改 representa essa mudança (na frota principal todas estão assim). O máximo de frotas que você pode usar de uma vez são 4, mas para isso você precisa fazer algumas missões e elas envolvem sorte (= conseguir certas filhas) e por isso eu ainda não tenho a última frota liberada…

ReabastecerFrota completamente reabastecida

DockFilhas que sofreram danos em batalhas

ConstruirDuas novas filhas

ERROErro… orz

A personagem de cima conhecida como Eraamusu (エラー娘), ou seja, “filha do erro” é a personagem que aparece quando dá algum erro/problema no server. Houve um tempo em que os servers estavam bem instáveis e por isso ela ganhou uma grande fama, embora ela seja na verdade a garota do tutorial. Ah sim, isso vale para a dupla: Eraamusu e o gato a ponto deles serem considerados (de brincadeira) como um dos Boss do jogo.

MissãoMissões para conseguir recursos

TreinoTreinando com outros almirantes

MapasMapas a serem conquistados

formaçãoEscolhendo a formação de batalha

kancolle_130912_092452_01Mogami~

MVPMVP (2x EXP)

rashinbanLast Boss: Bússola

1-1Não foi dessa vez que cheguei no Boss do primeiro mapa (1-1)

Acredito que tenha dado pra ver bem por cima como é o esquema de batalhas e mapas. O 1-1 é com certeza o mais simples enquanto os mais famosos atualmente são o 2-4 (muitos ficam presos aqui por algum tempo), o 3-2 (só dá pra passar por ele usando Destroyers) e o 3-4 (~Hell~). Ah sim, aparentemente um quinto mapa está para surgir logo mais (yay~).

De maneira simples o seu objetivo é conseguir mais filhas (construindo ou conseguindo depois de batalhas = drop), avançar nos mapas, enquanto vai evoluindo de level, conseguindo recursos por causa de quests e missões até você uma hora se cansar. Tem eventos especiais com novas áreas onde mesmo almirantes mais experientes sofrem e assim o pessoal começa a discutir novas maneiras, táticas e afins.

Um dos charmes de Kancolle é como o pessoal tenta compartilhar novas ideias como por exemplo a receita de equipamentos/navios. O fator sorte está envolvido, mas nada como usar uma receita em que a probabilidade seja maior. Nesse sentido ainda tem muito sendo discutido, gráficos, estatísticas feitas por vários almirantes surgem de tempos em tempos de maneira que mesmo usuários experientes continuam a participar de alguma maneira.

Ultimamente os updates semanais tem trazido muito assunto novo para a galera (segunda remodelação da Hibiki nessa semana) e o update mensal de agosto transformou o 3-4 em um inferno para muitos almirantes (quase lá, atualmente no 3-2). Enfim, é um jogo onde o staff tenta trazer algo novo de tempos em tempos de maneira que é difícil de enjoar dele. Além disso, existem várias filhas a serem liberadas afinal de contas temos aproximadamente 130 de um total de 150 (por hora). Novidades surgem a todo momento e com essa fama Kancolle tem tudo para durar por muito e muito tempo.

Porque está fazendo tanto sucesso?

Tem inúmeros fatores que são relevantes. O fato de ser de graça, da quantidade de personagens, da fidelidade com a realidade, eventos, constante update, etc. Tudo isso junto fez com que Kancolle seja um grande sucesso atualmente. Realmente não sei qual foi a razão inicial (Shimakaze principalmente?), mas com certeza muita gente entrou pra ficar de vez.

No meu caso o que mais me atrai são esses três fatores:

  1. Desejo de ter/colecionar todas elas;
  2. Staff 10/10;
  3. Não requer muito tempo de jogo contínuo.

O último item se refere ao fato de que você pode jogar um pouco todo dia e ainda assim continuar se divertindo. Claro, você pode ficar horas e horas jogando se for o caso, mas não sou tão folgado a ponto de fazer isso… Por enquanto. Agora deixa eu entrar em um assunto que eu gosto demais com Kancolle. Existem várias filhas raras e que podem ser obtidas sendo construídas a qualquer momento. O problema é que isso depende do uso de uma receita correta e… Sorte. Muita sorte. Drops também acontecem, mas isso também depende de… Sorte. A Shimakaze por exemplo é uma destroyer rara e que a probabilidade dela ser obtida com certas receitas é de… 3%. Muitos conseguem, mas é algo que varia demais.

Esse fator “sorte” é algo bem divertido até certo ponto, afinal de contas você pode ser o cara mais viciado, mas se você não tiver sorte você nunca vai completar a “coleção”. É difícil explicar, mas é praticamente impossível ter duas pessoas com as mesmas frotas e as mesmas filhas. Isso depende muito de sorte, empenho e claro, gosto do almirante. Até por isso é muito bom ver que todas as personagens tem seus fãs. Obviamente algumas são muito mais famosas e queridas, mas só o fato de todas terem oportunidades assim é algo que me agrada como fã. Nada te obriga a usar certa personagem, nada te obriga a abandonar certa personagem.

O staff de Kancolle seria outro fator e bem, tem coisa demais a comentar sobre isso. Desde o amor que eles tem por esse jogo, até pelo sacrifício que eles fizeram nas épocas em que os servers estavam lotados, manutenções eram necessárias e decisões rápidas precisavam ser feitas. Não dá pra dizer que eles acertaram em todas ou que tudo esteve sempre certo (quantas vezes não vi o gato/eraamusu aparecer =/), mas dá pra ver que eles tem feito de tudo para melhorar. Lembrando que o jogo tem somente 35 vezes mais usuários que o esperado inicialmente.

O staff também fica por dentro do que os fãs pensam e até por isso algumas personagens ganharam alguma característica a mais (como a Akagi ser gulosa). Isso é sempre bom, afinal anima bastante o pessoal ver que o staff preza pelos usuários. Além disso, eles já tem vários planos para futuros eventos, novas filhas ainda estão para surgir, a manutenção semanal sempre traz alguma novidade que anima o pessoal (amei o dessa semana), filhas estrangeiras estão na lista, enfim, ainda tem muito material pela frente.

EnterpriseComo poderia ser a Enterprise em Kancolle

Fora todo o fan-art, vídeos, colagens, montagens, doujins, piadas que surgem por causa disso. Já virou rotina minha procurar novas imagens (3 tags no pixiv + twitter), vídeos (2 ou 3 tags no nicodouga + twitter) e entrar em 3 blogs que resumem os principais assuntos dos tópicos do 2chan TODO DIA. Assim, a última vez eu eu fiquei tão viciado com algo foi com Horizon… 2 anos atrás. Ainda me sinto surpreso por isso, mas meu tempo livre realmente está centrado em Kancolle agora.

Curiosidade/Piadas constantes

Eu ainda queria falar de várias personagens, destacar várias piadas, mostrar muitas imagens, mas não dá. Esse post já tem bem mais conteúdo que imaginava e só essa parte já faria eu ficar horas e horas escrevendo, explicando e buscando imagens para tal fim. Quem sabe em um outro post, quem sabe em uma outra língua (inglês), quem sabe em outro blog (pensando em algum nome como !usedonaN).

Por último fecho esse post com esse vídeo mostrando como pode ser um anime de Kancolle. As chances de isso acontecer são altíssimas considerando que é da Kadokawa, embora animes da Kadokawa não costumem dar muito certo (só sobre isso daria pra fazer um post longo como esse)…

Anúncios

13 Comentários

Arquivado em Kancolle

13 Respostas para “Kantai Collection (Kancolle)

  1. Kukuku…Meu plano de ficar boostando o assunto sem parar parece que deu certo.
    Mas agora, tu sabe dizer se tem sites que fazem uma tradução de menus, tutoriais e como usar os proxy para entrar no jogo (ainda não procurei para dizer verdade, mas não custa perguntar para quem sabe primeiro).
    E outros com a lista delas ou algo assim.

    Pergunto essas coisas porque já sempre tive vontade de ir atrás de Kancolle, agora, depois de ler esse post, é algo que TENHO que fazer.

    • Tem esse wiki aqui com bastante coisa já traduzida. Seguindo o tutorial daí deve dar pra começar de boa. Se tem algum problema é que eles estão limitando o número de usuários que podem entrar, mas se der sorte logo mais você entra lá =D

  2. Pedro

    Esse tipo de jogo ao meu gosto e muito bom, pelo fato de que voce pode criar sua frota ao seu gosto, pensar em estrategias diferentes e muitas outras coisas. Para mim esse seria um otimo jogo, nao pelo fato de ser criativo, nao pelo fato de ser variado, mas sim por uma unica coisa.

    simplismente so por causa de uma unica coisa,
    eu adoraria esse jogo, so por causa…

    DAS PERSONAGENS KAWAII !!!!!

    infelizmente minha vida ja ta ferrada so pelo fato de que eu acompanho diariamente varios mangas e animes (na proxima temporada vou acompanhar 28, sao quase todos), entao nao vai rolar eu jogar kancolle…
    valeu pelo post, gosto de ficar informado sobre oq e bom no japao atualmente e de ler oq vc escreve.

    Ate.

  3. Interessante. Começei a fuçar depois de ler o post. ^^
    O negocio do proxy deu pau, só que no fim consegui arrumar (quase desesperei).
    Agora só preciso esperar o dia da loteria >__<

  4. Com isso tenho mais um estimulo para começar a aprender japonês @_@
    Ainda que cada vez mais estou acumulando minha listas de light novels a serem lidas T_T
    (GAAHH! E eu ainda nem sai do katakana! CURSES!)

  5. KITAA!
    Consegui de primeira xD
    5:30 da manhã, antes de ir para a escola \o/

    Pergunta 1:
    Devo gastar meus recursos agora, na criação de alguem suficientemente foda, ou devo guardar para depois?

    Pergunta 2:
    Um dos personagens está com um icone de cara feia, vermelha, o que seria isso? @_@

    Pergunta 3:
    Sabe se tem como colocar fullscreen?

    • Oh, parabéns! Kancolle é um jogo que precisa de muita sorte e parece que você já começou muito bem xD

      Resposta 1:
      Isso é mais por sua personalidade. Tipo eu não consigo ficar calmo se não tiver pelo menos 20k de cada recurso, mas demorei pra chegar até aqui (quase 2 meses lol). Ao mesmo tempo tem gente que gasta tudo até ficar quase sem nada. Como você consegue recuperar seus recursos a cada 3 minutos até compensa ficar gastando bastante no começo já que o custo inicial costuma ser bem baixo.

      Aconselho tentar conseguir um Battleship (Combustível-Munição-Ferro-Bauxita: 400-30-600-30) logo no começo pra ficar mais fácil de passar pelos mapas iniciais. Com certeza você vai conseguir uns Heavy Cruisers no processo e com isso já dá pra ter uma frota boa logo de cara. Depois disso você vê o que faz. Tem uns quests diários de construir navios então aproveita isso pra tentar conseguir algum que você quer.

      Resposta 2
      :
      Nesse caso a personagem está “cansada” e assim o rendimento dela em expedições cai muito. Espera algum tempo que elas já melhoram.

      Resposta 3:
      Infelizmente não. Só tem essa resolução mesmo.

  6. Pergunta 4:
    Peguei Chitose, mais pra que serve essa seaplane? @_@
    Eu vejo os avião voando mas num acontece nada. O ataque e outros valores são despreziveis.
    Pergunta 5:
    Devo dar upgrade nela para aircraft carrier? Ou é melhor deixa-la como seaplane mesmo?

  7. Pingback: Kantai Collection (ou Kancolle,pros íntimos) | Vadiando Na Interweb

  8. Reblin

    Bom post (só um pouco longo mais deixa pra la)
    Pergunta: como que vc consegui abrir a 3 frota
    comecei a jogar a pouco tempo e tambem não consigo ficar com poucos recursos sei la me sinto limitado por isso preciso colocar mais frotas em expedição

  9. Sabe dizer qual é a hora que eles colocam essa loteria ? só aparece uma imagem do servidores cheios pra mim

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s